11.6.08

PRÓPRIO 6; 12 de JUNHO a 18 de JUNHO de 2008

PREPARAÇÃO PARA DOMINGO 15/06/2008
Diariamente Salmo 100

Quinta-feira dia 12
Êxodo 4:18-23
Hebreus 3:1-6
Salmo 100

Sexta-Feira dia 13
Êxodo 4:27-31
Atos 7:35-43
Salmo 100

Sábado dia 14
Êxodo 6:28-7:13
Marcos 7:1-13
Salmo 100

Domingo, 15 de Junho de 2008
Êxodo 19:2-8a
Salmo 100

Romanos 5: 1-8
Mateus 9:35-10:8[9-23]


REFLEXÃO SOBRE O DOMINGO 15/06/2008
Diariamente Salmo 105:1-11,37-45

Segunda- Feira dia 16
Josué 1:1-11
I Tessalonicenses 3:1-5
Salmo 105:1-11, 37-45

Terça-feira dia 17
I Samuel 3:1-9
II Tessalonicenses 2:13-3:5
Salmo 105:1-11, 37-45

Quarta-feira dia 18
Provérbios 4:10-27
Lucas 6:12-19
Salmo 105:1-11, 37-45

10.6.08

11 de junho -BARNABÉ, O APÓSTOLO SEM TÍTULO

"José, um Levita, nascido em Chipre, a quem os apóstolos chamaram Barnabé (filho do encorajamento), vendeu um campo que possuia, trouxe o dinheiro, e o deu aos apóstolos." (Atos 4:36). Esta é a primeira menção que temos de Barnabé. Seu novo nome encaixa perfeitamente com o que nós sabemos sobre suas ações. Quando Saulo (ou Paulo) veio a Jerusalém depois de sua conversão, a maioria dos cristãos ali quiseram manter-se afastados daquele que havia sido seu perseguidor e um inimigo da Igreja. Mas Barnabé estava disposto a dar-lhe uma segunda chance. Ele o procurou, falou com ele, e o trouxe para ver e conhecer os outros cristãos, servindo ele mesmo de garantia por Paulo. Mais tarde, Paulo e Barnabé saíram em uma viagem missionária juntos, tomando a Marcos com eles. No meio do caminho, Marcos voltou para casa e os abandonou. Quando Paulo e Barnabé estavam para sair para outra viagem, Barnabé propôs tomar Marcos com eles, e Paulo se posicionou contra ele, dizendo que Marcos tinha se mostrado não confiável. Barnabé quis dar uma segunda chance para Marcos, e então ele e Marcos saíram em uma viagem em uma direção, enquanto Paulo tomou a Silas consigo e foi em outra. Aparentemente Marcos respondeu bem à confiança depositada pelo "filho do encorajamento" uma vez que Paulo, mais tarde, fala dele como um assistente valioso (2 Tim 4:11; tb. Col 4:10 e Fi.l:24 ). A tradição diz que Barnabé pregou em Alexandria e Roma, e que foi apedrejado até a morte em Salamis (ou Salamina) aproximadamente em 61 dC. Ele é considerado o fundador da Igreja cipriota. Os Atos dos Apóstolos descrevem Barnabé como 'um homem bom, pleno do Espírito Santo e de fé' (Atos 6:24)

OREMOS

Concede Deus, que nós possamos seguir o exemplo de teu servo Barnabé, fiel, leal e humilde, que, não procurando o própria fama mas o bem-estar da tua Igreja, deu generosamente da sua vida e subsistência para o alívio dos pobres e para a expansão do Evangelho. Que entre nós possamos ter a coragem de amar mais os irmãos que nossos bens, que possamos ter a coragem de dar a segunda chance. Que saibamos como ele dar mais valor ao teu serviço que a títulos, honrarias e privilégios e que aprendamos a sumir na história para que Teu nome apareça; por Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um Deus, para todo o sempre.

8.6.08

09 de Junho : Héctor Gallego: Igreja-Comunidade


O sacerdote colombiano Héctor Gallego, chegou ao Panamá, procedente da Colômbia em 1967. Trabalhou nos campos de Santa Fe de Veraguas, lutando contra as injustiças e os abusos dos grandes ruralistas da região e do comércio injusto para com os pobres. Organizou os camponeses em cooperativas, lutando por justiça nas relações de preço e produção e levando a Palavra de Deus a todas as comunidades, denunciando nos meios de comunicação as situações injustas que via. Seu foco de trabalho pastoral era o fortalecimento da vida da comunidade em que servia, a comercialização alternativa de produtos agrícolas, a formação de cooperativas e a dignidade do trabalho do povo camponês.

Em 9 de junho de 1971 os militares, em cumplicidade com a oligarquia rural, desapareceram com Jesús Héctor Gallego, pároco de Santa Fe. São passados 37 anos e a memória sobre o trabalho e a vida de Héctor segue presente em Santa Fé e em muitas partes do país onde hoje a 'Cooperativa Esperança' segue sua luta proporcionando comércio alternativo e justo a trabalhadores rurais.

Héctor Gallego é testemunho de um cristão sacerdote comprometido com o Evangelho e sua mensagem de vida. Em Gallego encontramos também um sinal visível das contradições que se vêem na igreja e na sociedade em que vivemos. Uma sociedade e uma igreja, santa e pecadora, de morte e de vida, cristã e anticristã.

A Igreja que conhecemos através de Héctor Gallego é, sem dúvida, a comunidade. Nela, Héctor encontrou e acompanhou a presença do Deus da vida; do Deus de Jesus ressuscitado no campesinato empobrecido e marginalizado. A Igreja de Héctor Gallego não é a mesma igreja dos líderes religiosos que vivem recostados nos poderes políticos e econômicos, falsos profetas que representam a igreja-impunidade.

Ao contrário da clara opção pelos pobres feita por Jesus, a igreja-impunidade é a que difunde e inculca um cristianismo “neutro”. Que afiança um cristianismo LIGHT para cativar as esmolas de empresários, banqueiros e governos. E que promove um cristianismo cego, diante dos pecados pessoais, coletivos, interpessoais e ambientais.

José Martí disse que: “Ver um crime em silêncio, é cometê-lo”. E Monsenhor Romero disse: “os pobres são os forjadores de nossa história”. Jesus, o Mestre, não foi neutro, seu compromisso foi com os empobrecidos de corpo, de alma e de espírito. Enfrentou desta forma, os poderes de sua época. Sua radicalidade e entrega à comunidade exasperou os poderes políticos e religiosos que tramaram seu assassinato por meio da cruz. Hoje Jesus, ressuscitado e presente no povo sofredor (Mateus 25), sofre o mesmo calvário de paixão-morte-ressurreição. Os mesmos poderes políticos e religiosos seguem ao lado da solitária e individualista morte inútil que será vencida pela vida comunitária do povo.

Como seguidor de Jesus, Hector Gallego, ao final de sua jornada e ministério, quando se viu ameaçado diante da situação em que vivia, usou uma frase que hoje se lê na base do monumento erguido em sua homenagem em Santa Fé: “Se eu desaparecer, não me procurem, continuem a luta”

Baseado em seu exemplo, OREMOS:

Deus da justiça e da paz, que chamou teu servo Hector Gallego para ser testemunha e mártir nas terras do Panamá e que por Teu intermédio tinha tão claro o compromisso com a comunidade e com as relações de justiça e de denúncia da iniqüidade. Dá-nos do teu Espírito para que tenhamos coragem de crer em teu plano manifesto na vida em comunidade, e no abandono de uma fé individualista e desencarnada. Que tua Igreja seja instrumento de justiça nas relações, neste mundo que vive hoje a crise de alimentos em função da ganância. Que saibamos escolher nossas lutas, e em teu nome combater o bom combate. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, Um Só Deus, para sempre e sempre.