4.6.08

05 de junho - Bonifácio

BISPO, MISSIONÁRIO, MÁRTIR (5 JUNHO 754)

Winfried, cognominado Bonifácio ("bons feitos"), nasceu próximo de "Crediton in Devonshire" na Inglaterra cerca de 680 DC. Quando ele tinha 5 anos ouviu histórias contadas por alguns monges que estavam hospedados na casa de seu pai e que haviam voltado de uma missão aos pagãos do continente. Bonifácio ficou tão impressionado que decidiu seguir o exemplo deles e se tornar monge. Embora seu pai estivesse determinado de que ele teria uma carreira secular, acabou dando lugar aos rogos de seu pequeno filho e o enviou para viver em um monastério com a idade de 7 anos, como aluno e estudante. Mas ele não ficou somente na educação que ali recebia e acabou por se tornar monge e por fim diretor da escola do monastério de Nursling, em Winchester, onde escreveu a primeira gramática para o Latim na Inglaterra, e onde ministrou palestras que foram largamente copiadas e distribuídas.

Aos trinta anos, ele foi ordenado e enviado a pregar na Frísia (que fica onde hoje é a moderna Holanda), de onde ele logo foi expulso por causa da guerra entre o rei pagão e Charles Martel da França. Bonifácio, depois de uma rápida retirada, entrou em Hesse e na Baviera, tendo recebido o apoio do Papa e de Charles Martel para trabalhar ali. Em Hesse, na presença de uma grande multidão de pagãos, ele cortou o carvalho sagrado de Geismar, uma árvore de idade e cintura imensas, consagrada ao deus Thor. Conta-se que depois de apenas alguns golpes do seu machado, a árvore balançou e caiu ao chão, quebrando-se em quatro pedaços e revelando estar apodrecida por dentro. Era o começo de um esforço de missionário altamente bem-sucedido, e a plantação de uma vigorosa igreja cristã na Alemanha, onde Bonifácio acabou consagrado bispo. Ele pediu que os saxões cristãos da Inglaterra apoiassem seu trabalho entre seus irmãos no continente, e eles responderam com dinheiro, livros, suprimentos, e acima de tudo, com um suprimento constante de monges para ajudá-lo no ensino e na proclamação.

Bonifácio não limitou sua atenção à Alemanha. Trabalhou para estabelecer cooperação entre o Bispo de Roma e outros na Itália de um lado e Charles e seus sucessores na França do outro. Convenceu Carlomano e Pepino (o breve), filhos de Charles, a convocar sínodos para a reforma da igreja em seus territórios, onde o episcopado havia se tornado objeto de venda por governadores inescrupulosos a quem oferecesse mais. Ele nunca se esqueceu de seu fracasso inicial em Friesland e na velhice renunciou seu episcopado e retornou para trabalhar ali. Muitos Frísios tinham sido convertidos mais cedo por Willibrord (outro missionário de saxão de Inglaterra - 7 Nov), mas tinham decaído depois da sua morte. Bonifácio pregou entre eles com êxito considerável e reavivamento. Em 5 de junho, véspera de Pentecostes de 754, ele preparava um grupo de Frísios para confirmação quando foram atacados e foram mortos por guerreiros pagãos.

Movidos por este exemplo de vida, OREMOS:

Poderoso Deus, que chamou teu fiel servo Bonifácio para ser testemunha e mártir nas terras da Alemanha e da Frísia, que por seu trabalho árduo e sofrimento foi usado por ti para levantar um povo para ser de tua exclusiva propriedade: Derrama teu Espírito sobre tua Igreja em cada país, para que pelo serviço e sacrifício de muitos teu Reino possa chegar a todos os lugares; levanta uma geração de pais que escutem o desejo sincero de seus filhos a quem Tu chamas e que saibam valorizar a vocação expressa por pequeninos e não impedi-los de ir além de servir ao mundo e seus valores; que teu nome seja exaltado por vidas que se levantem e saibam desafiar os ídolos podres de nosso tempo: o mercado, o estado, a fama e o dinheiro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, Um Só Deus, para sempre e sempre.

se desejar ler uma reflexão sobre Bonifácio e o Dia do Meio ambiente, clique aqui

Nenhum comentário: