2.6.08

BLANDINA E SEUS COMPANHEIROS

(Formalmente OS MÁRTIRES DE LION -2 de JUNHO 177 DC)
Em Lion e em Viena, na Gália, haviam centros de expansão do cristianismo que haviam atraído muitos cristãos da Ásia e Grécia. A perseguição começou em 177.
No início, os Cristãos foram excluídos dos banhos públicos, dos mercados e da vida pública e social. Eles estavam sujeitos ao ataque quando apareciam em público, e muitas casas cristãs foram vandalizadas.
Quando chegou a este ponto o governo passou a se envolver, e começou a reter os cristãos sob custódia para interrogatório. Alguns escravos de lares cristãos foram torturados para obter confissões e eram induzidos a dizer que os cristãos praticavam incesto e canibalismo. Estas acusações levantaram toda a cidade contra os cristãos, particularmente contra Pothinus, o velho bispo de Lion; Sanctus, um diácono; Attalus; Maturus, um recém convertido; e Blandina, uma escrava. Pothinus foi espancado e então liberado para morrer em conseqüênica de suas feridas alguns dias depois. Sanctus foi atormentado com ferros em brasa. Blandina, torturada por todo um dia, e teria dito nada além de, "eu sou uma cristã, e nada vil é feito entre nós." Finalmente, os sobreviventes forma colocados para morrer na arena.
Assim Oremos
Senhor, permita que nós possamos seguir o exemplo destes mártires, sendo fundados e enraizados no amor a Ti, e possamos permanecer firmes quando formos perseguidos ou quando nossa aceitação pública, nossa imagem diante da comunidade e nossa participação no meio social for impedida por nosso compromisso contigo; que estejamos prontos a te amar mais do que amamos a opinião dos outros sobre nós; porJesus Cristo Nosso Senhor, Que vive e Reina contigo e que com o Espírito Santo, é um só Deus, para sempre e sempre.

Nenhum comentário: