9.4.08

09 de Abril 2008 - Dietrich Bonhoeffer

Texto Bíblico "Colossenses 1:16-25.Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau g procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo h, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro."

Hoje comemora-se a data da morte de um mártir e santo homem de Deus que, há 63 anos, dava sua vida e a entregava como oferta de sacrifício por confrontar a divindade de plantão e que disputava com Jesus o senhorio de vidas e das circunstâncias: O estado, e no caso particular de Bonhoeffer, o estado nazista alemão.
Dietrich Bonhoeffer conduziu sua última celebração no domingo 8 de Abril de 1945, após o quê dois guardas nazistas o chamaram "Prisioneiro Bonhoeffer, apronte-se e venha conosco", a senha que os prisioneiros conheciam e que anunciava a execução. Naquele momento ele disse as últimas palavras ouvidas por seus companheiros "Este é o fim - para mim o começo - da vida". No dia seguinte, em uma árvore que está lá até hoje, Bonhoeffer foi enforcado em Schoenberg, apenas uma semana antes dos aliados liberarem aquele campo de concentração.
Ele não adimitia que seu nome fosse inscrito no livro de orações da igreja em sua época, por que cria que sua prisão não era tão digna quanto a daqueles perseguidos por razões exclusivamente religiosas, uma vez que ele estava preso por haver conspirado contra Hitler e buscado sua derrota. Nos 50 anos de sua morte, líderes do mundo protestante , postumamente reviram o fato de acatar aquela sugestão de Bonhoeffer, pois ele, como alguém que tinha fome e sede de Justiça deu sua vida em nome da luta contra a desumanidade, a opressão e a perversão.
Podem-se encontrar as obras de Bonhoeffer em português como Discipulado, Vida em Comunhão, Prédicas e alocuções, Resistência e Submissão (cartas da prisão), ente outros.
Inspirados por este "santo do dia", OREMOS:
Gracioso Deus, que é o além no meio de nossa vida, que concedeu graça ao seu servo Dietrich Bonhoeffer para saber e ensinar a verdade como manifesta em Jesus Cristo, e para suportar o custo de seguir o mestre: Conceda que nós, fortalecidos pelo seu ensino e exemplo, possamos receber sua Palavra e abraçar seu chamado com um coração sem divisão e íntegro; por meio de Jesus Cristo Nosso Salvador, que vive e Reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, para sempre e Sempre, amém.