4.6.08

05 de junho - Bonifácio

BISPO, MISSIONÁRIO, MÁRTIR (5 JUNHO 754)

Winfried, cognominado Bonifácio ("bons feitos"), nasceu próximo de "Crediton in Devonshire" na Inglaterra cerca de 680 DC. Quando ele tinha 5 anos ouviu histórias contadas por alguns monges que estavam hospedados na casa de seu pai e que haviam voltado de uma missão aos pagãos do continente. Bonifácio ficou tão impressionado que decidiu seguir o exemplo deles e se tornar monge. Embora seu pai estivesse determinado de que ele teria uma carreira secular, acabou dando lugar aos rogos de seu pequeno filho e o enviou para viver em um monastério com a idade de 7 anos, como aluno e estudante. Mas ele não ficou somente na educação que ali recebia e acabou por se tornar monge e por fim diretor da escola do monastério de Nursling, em Winchester, onde escreveu a primeira gramática para o Latim na Inglaterra, e onde ministrou palestras que foram largamente copiadas e distribuídas.

Aos trinta anos, ele foi ordenado e enviado a pregar na Frísia (que fica onde hoje é a moderna Holanda), de onde ele logo foi expulso por causa da guerra entre o rei pagão e Charles Martel da França. Bonifácio, depois de uma rápida retirada, entrou em Hesse e na Baviera, tendo recebido o apoio do Papa e de Charles Martel para trabalhar ali. Em Hesse, na presença de uma grande multidão de pagãos, ele cortou o carvalho sagrado de Geismar, uma árvore de idade e cintura imensas, consagrada ao deus Thor. Conta-se que depois de apenas alguns golpes do seu machado, a árvore balançou e caiu ao chão, quebrando-se em quatro pedaços e revelando estar apodrecida por dentro. Era o começo de um esforço de missionário altamente bem-sucedido, e a plantação de uma vigorosa igreja cristã na Alemanha, onde Bonifácio acabou consagrado bispo. Ele pediu que os saxões cristãos da Inglaterra apoiassem seu trabalho entre seus irmãos no continente, e eles responderam com dinheiro, livros, suprimentos, e acima de tudo, com um suprimento constante de monges para ajudá-lo no ensino e na proclamação.

Bonifácio não limitou sua atenção à Alemanha. Trabalhou para estabelecer cooperação entre o Bispo de Roma e outros na Itália de um lado e Charles e seus sucessores na França do outro. Convenceu Carlomano e Pepino (o breve), filhos de Charles, a convocar sínodos para a reforma da igreja em seus territórios, onde o episcopado havia se tornado objeto de venda por governadores inescrupulosos a quem oferecesse mais. Ele nunca se esqueceu de seu fracasso inicial em Friesland e na velhice renunciou seu episcopado e retornou para trabalhar ali. Muitos Frísios tinham sido convertidos mais cedo por Willibrord (outro missionário de saxão de Inglaterra - 7 Nov), mas tinham decaído depois da sua morte. Bonifácio pregou entre eles com êxito considerável e reavivamento. Em 5 de junho, véspera de Pentecostes de 754, ele preparava um grupo de Frísios para confirmação quando foram atacados e foram mortos por guerreiros pagãos.

Movidos por este exemplo de vida, OREMOS:

Poderoso Deus, que chamou teu fiel servo Bonifácio para ser testemunha e mártir nas terras da Alemanha e da Frísia, que por seu trabalho árduo e sofrimento foi usado por ti para levantar um povo para ser de tua exclusiva propriedade: Derrama teu Espírito sobre tua Igreja em cada país, para que pelo serviço e sacrifício de muitos teu Reino possa chegar a todos os lugares; levanta uma geração de pais que escutem o desejo sincero de seus filhos a quem Tu chamas e que saibam valorizar a vocação expressa por pequeninos e não impedi-los de ir além de servir ao mundo e seus valores; que teu nome seja exaltado por vidas que se levantem e saibam desafiar os ídolos podres de nosso tempo: o mercado, o estado, a fama e o dinheiro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, Um Só Deus, para sempre e sempre.

se desejar ler uma reflexão sobre Bonifácio e o Dia do Meio ambiente, clique aqui

3.6.08

PRÓPRIO 5; 5 de JUNHO a 11 de JUNHO de 2008

PREPARAÇÃO PARA DOMINGO 08/06/2008
Diariamente Salmo 50:7-15

Quinta-feira
Lamentações 1:7-11
2 Pedro 2:17-22
Salmo 50:7-15

Sexta-Feira
Lamentações 3:40-58
Atos 28:1-10
Salmo 50:7-15

Sábado
Êxodo 34:1-9
Mateus 9:27-34
Salmo 50:7-15

Domingo, 08 de Junho de 2008
Oséias5:15 - 6:6
Salmo 50:7-15
Romanos 4:13-25
MAteus 9:9-13, 18-26


REFLEXÃO SOBRE O DOMINGO 08/06/2008
Diariamente Salmo 40:1-8

Segunda- Feira
Levítico 15:25-31; 22:1-9
2 Coríntios 6:14 - 7:2
Salmo 40:1-8

Terça-feira
Oséias 8:11-14; 10:1-2
Hebreus 13:1-16
Salmo 40:1-8

Quarta-feira
Oséias 14:1-9
Mateus 12:1-8
Salmo 40:1-8

2.6.08

BLANDINA E SEUS COMPANHEIROS

(Formalmente OS MÁRTIRES DE LION -2 de JUNHO 177 DC)
Em Lion e em Viena, na Gália, haviam centros de expansão do cristianismo que haviam atraído muitos cristãos da Ásia e Grécia. A perseguição começou em 177.
No início, os Cristãos foram excluídos dos banhos públicos, dos mercados e da vida pública e social. Eles estavam sujeitos ao ataque quando apareciam em público, e muitas casas cristãs foram vandalizadas.
Quando chegou a este ponto o governo passou a se envolver, e começou a reter os cristãos sob custódia para interrogatório. Alguns escravos de lares cristãos foram torturados para obter confissões e eram induzidos a dizer que os cristãos praticavam incesto e canibalismo. Estas acusações levantaram toda a cidade contra os cristãos, particularmente contra Pothinus, o velho bispo de Lion; Sanctus, um diácono; Attalus; Maturus, um recém convertido; e Blandina, uma escrava. Pothinus foi espancado e então liberado para morrer em conseqüênica de suas feridas alguns dias depois. Sanctus foi atormentado com ferros em brasa. Blandina, torturada por todo um dia, e teria dito nada além de, "eu sou uma cristã, e nada vil é feito entre nós." Finalmente, os sobreviventes forma colocados para morrer na arena.
Assim Oremos
Senhor, permita que nós possamos seguir o exemplo destes mártires, sendo fundados e enraizados no amor a Ti, e possamos permanecer firmes quando formos perseguidos ou quando nossa aceitação pública, nossa imagem diante da comunidade e nossa participação no meio social for impedida por nosso compromisso contigo; que estejamos prontos a te amar mais do que amamos a opinião dos outros sobre nós; porJesus Cristo Nosso Senhor, Que vive e Reina contigo e que com o Espírito Santo, é um só Deus, para sempre e sempre.