31.5.08

31 de Maio - A visitação de Maria



Após o anjo Gabriel ter anunciado a Maria que ela estava prestes a se tornar a mãe de Nosso Senhor, Maria foi da Galiléia para a Judéia para visitar sua prima Isabel, que em breve seria mãe de João Batista. Esta visita está registrada em Lucas 1:39-56. Isabel cumprimentou Maria com as palavras: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!" Maria explodiu em exaltação com aquele que ficou conhecido como o cântico de Maria , ou Magnificat, começando, "Minha alma engrandece ao Senhor ". Nos é contado que mesmo João Batista, ainda não nascido, pulou de alegria no ventre de sua mãe. Assim nos são mostradas, lada a lado, duas mulheres, uma aparentemente muita velha para ter um filho, mas destinada a carregar o ultimo profeta da antiga aliança - uma época que estava acabando; e uma outra mulher, que aparentemente não estaria pronta para ter um filho, mas destinada a carregar Aquele que era, Ele mesmo, o início da nova aliança - a época que não mais acabaria.
Se alguma celebração se faz no dia de hoje, em grupos ou comunidades, se poderiam ler os textos adicionais ao lecionário:
SOFONIAS 3:14-18a(Alegre-se, o Senhor prepara para restaurar e abençoar seu povo)
SALMO 113 Isaias 12:2-6
EPÍSTOLA: Colossenses 3:12-17
EVANGELHO: Lucas 1:39-49 (ou 1:39-56)
Inspirados por esta história e pelos textos lidos, OREMOS:
Pai nos céus, pela graça com que a mãe de nosso Senhor encarnado foi abençoada ao carregá-lo no ventre, mas ainda mais abençoada por guardar e obedecer à tua Palavra, à tua voz e ao teu chamado: Dá-nos, aos que honramos a estes valores, a experiência de sua capacidade de humilhar-se e a possibilidade de seguir seu exemplo de devoção à Tua vontade; por Jesus Cristo Nosso Senhor, que vive e Reina contigo e com o Espírito Santo, um Deus, para sempre e sempre.

Nenhum comentário: