25.5.08

O lecionario Comum Revisado

O que é um Lecionário?
Genericamente, um lecionário é uma lista de textos das escrituras bíblicas (chamadas lectio – leitura) recomendadas para o uso na adoração ou no estudo em um dia em particular. Os lecionários cristãos são usualmente construídos em torno do ano litúrgico, mas algumas vezes são centrados no ano secular ( como no caso dos planos de leitura da Bíblia em um ano). Os lecionários cristãos geralmente incluem a leitura de um texto da bíblia hebraica, um Salmo, uma leitura das epístolas e uma leitura do evangelho.


O que é ano litúrgico, ou ciclo anual da igreja?
O ano litúrgico é uma antiga forma de contar o tempo. Indo mais além do que simplesmente contar o tempo de acordo com as estações naturais, os cristãos têm, tradicionalmente, medido o tempo na sua adoração de acordo com as estações da vida do Cristo. Algumas das estações do ano litúrgico são fundadas em tradições que se ligam aos primeiros registros escritos da adoração cristã. A atual forma de calendário cristã, incluindo cores, datas e festas, foi estabelecida firmemente no ocidente no período medieval.
A adoração centrada no Ano Litúrgico permite aos cristãos se inserirem na vida de Jesus e ao mesmo mater rítmo e sincronia com grande parte dos cristãos por todo o mundo.
Estações de esperança e lamento, misericórdia e penitência, asseguram que todos os aspectos da condição humana sejam observados e tenham um lugar apropriado na prática da adoração na igreja. A repetição destas estações é também uma ferramenta na formação cristã, gentilmente inculcando uma herança de fé nas gerações.
As estações específicas se refletem em cores usadas ao redor do lugar de encontro da igreja, nos textos lidos e em outras práticas litúrgicas como o acendimento de velas na páscoa ou nas velas acesas da coroa do advento.
Quando uma festa da igreja cai no meio da semana, não é incomum celebrá-la no Domingo mais próximo, o que não é o caso com dias especiais como o Natal ou o início da quaresma.

Quais são as estações do ano litúrgico?
AdventoA estação da Espera – Começando 4 domingos antes do dia de Natal, a estação do Advento é o tempo quando a igreja olha para a segunda vinda de Jesus Cristo e para a eterna esperança dos cristãos no fim do tempo. A cor para esta estação é o púrpura (para realeza) ou o Azul Claro (lembrando Maria)
NatalA estação da Encarnação – Por 12 dias, do dia de Natal (25 de Dezembro) até a epifania (06 de Janeiro), a igreja celebra a encarnação miraculosa de Deus na pessoa de Jesus. A cor desta estação é o branco.
EpifaniaO tempo de ser iluminado - A Epifania representa a assunção humana de Jesus Cristo, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério. No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem. Na epifania a cor pode ser o amarelo ou o dourado.
QuaresmaA estação da Reflexão – Por quarenta dias (não incluindo os domingos) antes do domingo da Pascoa a igreja reflete nos sofrimentos de Jesus Cristo. Juntos, nos aproximamos da Cruz. A adoração durante este período é tradicionalmente subordinada e penitencial. Muitas pessoas jejuam durante a quaresma. A cor desta estação é o roxo.
Semana Santa – A semana final é chamada de “Semana Santa”. Muitas igrejas se reúnem todos os dias durante a Semana Santa. No mínimo existem reuniões na Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado. A cor na Semana Santa permanece o roxo, embora algumas igrejas usem o vermelho no domingo de Ramos e preto na Sexta-feira Santa.
PáscoaA estação da Ressurreição – Por cinqüenta dias, começando com o Domingo de Páscoa, os cristãos celebram o milagre da ressurreição de Jesus e a esperança de sua própria ressurreição. A cor da páscoa é o branco ou o amarelo (por ser preciosa a glória do Cristo ressurreto). Esta estação termina no domingo de Pentecostes.
Pentecostes - A festa da inclusão e da igualdade, da presença comum e igual a todos do Espírito Santo no meio de todos e de cada um na Igreja. A cor de Pentecostes é o vermelho.
Tempo ComumA estação do crescimento e das condições para crescer – Os períodos que seguem à Epifania e ao Pentecostes são referidos como tempo comum. O foco do tempo comum é no desenvolvimento de uma pcompreensão mais profunda do discipulado cristão. A cor deste tempo é o verde (como crescem as plantas).

Qual é a origem do lecionário usado nesta página?
O sistema de lecionario adotado nesta página é o trabalho de dois corpos ecumênicos: a Consulta de Textos Comuns (CCT- Consultation on Common Texts) e posteriormente da Consulta Litúrgica Internacional da Lingua Inglesa (ELLC). O primeiro destes dois corpos remete à metade dos anos 60 e era formado por Acadêmicos Liturgicos católicos e protestantes em resposta às reformas liturgicas recomendadas pelo Concílio Vaticano II e na disseminação do Lecionário Romano de 1969 (Ordo Leclionum Missae). Respondendo a um interesse disseminado no modelo Romano, muitas igrejas protestantes no Novo Mundo fizeram adaptações nos anos 70. A CCT produziu uma harmonização, retrabalhada em 1983 e revisada em 1992. Os dois corpos representam 25 denominações cristãs nortemericanas, bem como canadenses, Neozelandesas e no Brasil a IECLB. O Lecionário Comum Revisado é usado na maioria das igrejas cristãs do Ocidente e foi adotado majoritariamente pelas igrejas do mundo inteiro, ainda que não se harmonize com as leituras das igrejas cristãs de tradição oriental. O mesmo se dá nos países latino-americanos, o que favorece o ecumenismo amplo com igrejas que se orientam por ele (igreja católica romana, anglicana, igrejas luteranas da Europa, da América do Norte, da América Latina).

Que evidências históricas podem ser citadas quanto ao uso do lecionário?
A prática da liturgia da palavra é atestada pelos textos apostólicos (como At2.42s.) e pós-apostólicos (como Didaqué, Apologia Primeira de Justino, Tradição Apostólica de Hipólito, entre outros). A liturgia da palavra é herança judaica; já no judaísmo antigo há textos fixos e previstos para os sábados e as suas festas. É do tempo de Ambrósio, de Milão, o mais antigo lecionário de que se tem notícia (entre os anos 337-377), seguido do lecionário romano (366-604), armênio (417) e de Jerusalém (417-439).

Como é estruturado o lecionário comum revisado?
O LCR oferece um ciclo de três anos com quatro leituras para cada Domingo do calendário litúrgico. Essas leituras são:

Uma Lição das escrituras judaicas (ou de atos durante a estação da páscoa)
Um Salmo
Uma Lição das Epístolas ou de Atos
Uma lição dos evangelhos

Durante o Tempo Comum, existem duas maneiras de se fazer a leitura das escrituras judaicas. Uma que progride semicontinuamente através das narrativas dos Patriarcas e do Êxodo (Ano A), as narrativas monárquicas (Ano B), e os Profetas (Ano C). A outra maneira é relacionada tematicamente às lições do evangelho para estas datas (neste ano de 2008 estamos seguindo esta maneira de ler as escrituras). Da mesma forma, durante o Tempo Comum, existe duas leituras separadas dos Salmos, uma que corresponde à lição semi contínua da Bíblia judaica e a outra que corresponde à lição dos evangelhos. No resto do ano as leituras dos Salmos e das escrituras judaicas estão relacionadas à lição do evangelho e estas às estações do ano litúrgico.Leituras adicionais são oferecidas em dias especiais e de festas.

Como se dividem os anos em A, B e C?

Esta é uma maneira de cobrir toda a escritura em período de três anos, que se repetem sucessivamente, permitindo que textos pertencentes a diferentes divisões da Bíblia interajam e que dialoguem entre si.
A leitura dos evangelhos para cada ano vêm de um dos evangelhos sinóticos de acordo com o seguinte padrão:

Ano A - Mateus
Ano B - Marcos
Ano C - Lucas
Leituras do Evangelho de João podem ser encontradas em todos os anos no LCR.

Como eu sei em que ano estou?

Os anos do lecionario vão do primeiro domingo de Advento de um ano até o domingo que o antecede no ano seguinte, assim, por exemplo, o ano A, começa em Novembro de 2004 e vai até Novembro de 2005, e assim sucessivamente. Os anos listados abaixo são os seguintes:

Ano A - 2004, 2007, 2010, 2013, 2016

Ano B - 2005, 2008, 2011, 2014, 2017

Ano C - 2006, 2009, 2012, 2015, 2018


Como usar o lecionário na celebração cristã?
O eixo central sobre o qual se move o Lecionário Comum Revisado é a Páscoa. A festa maior do cristianismo é a festa da ressurreição. Ela é celebrada a cada domingo. As leituras bíblicas indicadas para cada dia festivo são três. Dessas, o evangelho é a leitura-mor, a que fornece o tema do dia. No Lecionário Comum Revisado, a leitura do Antigo Testamento apresenta duas possibilidades: a) uma leitura bíblica que ilumina ou contesta o tema do dia; b) uma leitura semi contínua do AT. A terceira leitura é a da epístola. São denominados epístola os textos bíblicos do NT com exceção dos evangelhos. A epístola é leitura semi contínua, de modo que nem sempre se harmoniza com o tema do dia.
Outro fundamento do lecionário é que ele é pensado para ser lido por uma pessoa e ouvido pela comunidade. A comunidade acolhe a leitura e deixa o eco da leitura soar dentro de si, permitindo que o Espírito Santo sopre nos diferentes espaços de seu ser. A reflexão que é feita a seguir seria o que é denominado de homilia, isto é, uma conversa informal que integra o assunto de todas as leituras feitas, com destaque para o evangelho.

Como funciona o lecionario diário?
O lecionário diário pode ser usado para a meditação pessoal, em leituras em família, para grupos pequenos que se reúnem diariamente, para celebrações diárias onde estas sejam comuns.
O lecionário diário permite que se conte o tempo da semana de maneira distinta, colocando o Domingo como o centro da semana e da vida do cristão. Dessa forma a semana litúrgica começa toda quinta-feira, com a preparação para o domingo, os textos do Velho e do Novo testamento mudam a cada dia, porém o Salmo é relido a cada dia até o Domingo. De segunda-feira em diante reflete-se sobre o que foi lido e falado quando a comunidade esteve junta no Domingo e assim se busca evitar perder o sentido daquilo que foi visto em comum, e se aprofunda a meditação e leitura até a quarta-feira seguinte.



O que significa a palavra Próprio no lecionário?

No lecionario, durante o tempo comum - seja o que vem após a epifania, seja o que vem depois do pentecostes - as leituras pertencem a divisões chamadas Próprios.

O termo é usado em contraste a ordinário, que são as partes da liturgia que são razoavelmente estáveis. Se refere à leitura apropriada para aquela semana, naquele ano. A palavra vem do latim proprìus(a,um) e quer dizer aquilo 'que permanece, permanente, durável, estável, firme; que é propriedade de, que pertence como próprio, particular, especial, tudo que nos pertence como próprio; salutar, bom, eficaz'. Sendo assim aquilo que se considera saudável, bom e eficaz para aquela época.

Nenhum comentário: